Os EUA só estão trabalhando na proibição legal dos produtos Huawei , e agora a empresa italiana Vodafone também está observando a Huawei. Mas, por mais que nos sentimos mal por eles, a Huawei parece estar fazendo isso consigo mesma. Onde quer que a Huawei vá, surgem preocupações de segurança, essa história não é diferente.

Analizando os supostos backdoors da Huawei

QUANDO UMA PORTA SE FECHA

A Huawei e as preocupações de segurança são uma dupla icônica, e esse não é um desenvolvimento recente. Na verdade, a Huawei tem recebido críticas por sua segurança desde o início dos anos 2000. Um incidente inicial envolveu os roteadores da Vodafone e da Huawei.

A Vodafone, sem dúvida a maior operadora de telefonia móvel da Europa, notou que a Huawei havia implementado backdoors em seus roteadores e equipamentos de rede em 2011. Quando confrontada, a Huawei explicou que os backdoors eram mantidos para fins de teste de segurança, mas que os removiam. .

Problema resolvido, certo? Não exatamente, pois a Vodafone percebeu que a Huawei acabou deixando algumas portas abertas. Pior ainda, havia backdoors nos “nós de serviço óptico” da Huawei, que controlam e regulam o tráfego da Internet. Segundo a Vodafone, esses backdoors apresentavam o risco de os dados e conexões do consumidor serem invadidos por ameaças e hackers de terceiros.

Esses backdoors persistem hoje, de acordo com um artigo feito pela Bloomberg, mas a Vodafone continua trabalhando com a Huawei. Pior que isso, a Vodafone defende a Huawei e suas ações.

OUTRA PORTA SE ABRE

Atualmente, esses backdoors estão apenas construindo um caso contra a Huawei nos Estados Unidos. Os Estados Unidos tentam se livrar do grande fabricante de smartphones há alguns anos, mas só conseguiram obter sucesso no ano passado. Recentemente, o governo dos Estados Unidos proibiu a venda de produtos da Huawei nos EUA, embora a Huawei esteja revidando em seu próprio processo.

A Vodafone afirma que o motivo pelo qual eles ainda trabalham com a Huawei em vez de outro fornecedor é porque têm “preços competitivos”, mas isso é realmente um bom motivo? A Huawei não acumulou anos de suspeita sem motivo e, embora seja fácil chamar tudo isso de paranóia, é difícil ignorar as coincidências.

Mas vamos dar uma sacudida justa à Huawei, eles não são o primeiro fornecedor a ter backdoors em seus roteadores. Backdoors em equipamentos de rede é realmente uma ocorrência bastante comum, embora as backdoors geralmente sejam instaladas como um teste de fabricação.

Mas a Huawei se tornou um pouco mais difícil de defender, uma vez que eles decidiram deixar o backdoors. Embora a Vodafone tenha dito que nenhum dado foi comprometido pelas backdoors, o risco ainda permanece, e por que a Huawei está deixando esse risco permanecer incompreensível.

O FUTURO DAS PORTAS DA HUAWEI

A Huawei sofreu um grande sucesso de reputação por causa de seus recentes escândalos. Inicialmente, os EUA suspeitavam que a Huawei compartilhasse dados com o governo chinês, pois a Huawei sempre esteve perto do governo. Desde então, a Huawei tem assistido rodada após rodada de evidências contra eles. A Huawei será capaz de sobreviver aos hits que estão sofrendo?

Afinal, a Huawei já foi banida dos EUA, Austrália, Japão e Taiwan.  Segundo a Bloomberg , países como o Canadá e a Nova Zelândia provavelmente também proibirão o fabricante de smartphones. Isso reduz essencialmente o mercado da Huawei pela metade, o que prejudicará o objetivo da Huawei de se tornar o fabricante de smartphones número 1 em todo o mundo .

No momento, a Huawei segue seu plano de rede 5G, que os instala na infraestrutura de rede 5G em vários países, incluindo os EUA, mas eventos recentes nos questionam se isso ocorrerá. Os EUA permitirão à Huawei plantar infraestrutura de rede que possa ter backdoors?

A Bloomberg colocou a Huawei em um canto com este artigo recente. Risque isso, a Bloomberg acaba de encolher o canto já pequeno em que a Huawei está.

A Huawei produz ótimos produtos a um preço competitivo, exatamente o que o mundo precisa. Mas ótimos produtos não significam nada se o preço que pagamos por ele é a nossa segurança, e isso é algo que a Huawei precisa deixar claro antes de se tornarem o número 1.

O acesso a dados backdoor é apenas uma maneira de a sua privacidade ser violada. Se você acha que alguém pode estar espionando você , reserve um tempo para entender onde e como você está vazando e corrija a lacuna com software e hardware de privacidade para os consumidores.

Fonte: techwarn