Ícone do site Storm Informática

Computador quântico, Google anuncia ter alcançado a supremacia quântica

O Google afirma ter conseguido atingir a supremacia quântica, marcando assim um grande marco para a pesquisa na ciência da computação. O fato de a companhia ter alcançado tal patamar é muito importante, pois da forma a capacidade dos computadores quânticos de solucionar problemas.

Se fossemos tentar solucionar tais problemas, utilizando a tecnologia atual, sequer seria possível começar a tentar. No artigo que o Google publicou, explana sobre como o computador quântico de 53 bits criado pela empresa, chamado de Sycamore, levou apenas 200 segundos para realizar um cálculo que se fosse utilizado o supercomputador mais rápido do mundo levaria 10 mil anos.

Isso, teoricamente, abriria muitas portas para diversas tecnologias no futuro, como, por exemplo, projetar baterias, criar medicamentos mais avançados, minimizar o impacto de agrotóxicos utilizados na indústria agrícola, projetar objetos utilizando diversos materiais e substâncias através da nanotecnologia, entre outras aplicações. Além da criação de novas tecnologias, seria possível também um grande aprimoramento das tecnologias já existentes como, por exemplo, o machine learning. Porém, o feito do computador quântico do Google praticamente não tem uso prático no estágio em que se encontra, pois ele foi projetado para somente mostrar do que é capaz um computador quântico em termos de desempenho.

Mesmo que ainda não se pode utilizar o Sycamore, por enquanto, para outras tarefas, o passo dado é de extrema importância, pois prova que é completamente possível desenvolver tal tecnologia e aprimorá-la, podendo trazer futuramente grandes avanços para a ciência e para a nossa qualidade de vida. Em entrevista com o MIT technology review, Sundar Pichai, CEO do Google, comparou o feito a quando houve o experimento do primeiro voo dos irmãos Wright.

“O primeiro avião voou apenas por 12 segundos e, portanto, não há aplicação prática disso. Mas mostrou a possibilidade de um avião poder voar”

Sair da versão mobile