Core i7 vs. Ryzen 4000: Qual CPU é mais rápida no Photoshop, Premiere e Lightroom, ambos os chips são bons, mas um é realmente bom.

Em 08/01/2021  18:05

Assim como os jogadores desejam que seus laptops executem o  Crysis , os criadores desejam que seus laptops executem o Adobe Creative Cloud sem problemas. A escolha foi fácil quando a Intel dominou as CPUs móveis, mas o Ryzen da AMD é um novato formidável agora. Faz diferença qual é executado em seu laptop? Decidimos executar Photoshop, Lightroom e Premiere por meio de duas suítes de benchmark para ver qual CPU móvel tem melhor desempenho.

Veja também:

O que se segue é uma série de gráficos, e vale a pena examinar se você se preocupa com as nuances de desempenho do aplicativo.

Os benchmarks: Procyon e Pugetbench

O primeiro conjunto, e o “novo garoto” no bloco de referência, é  o Procyon da UL (pronuncia-se “PRO-see-on.”). Feito pela mesma empresa que publica o popular 3DMark, o Procyon possui dois módulos. O primeiro é um módulo de edição de fotos que executa o Photoshop e o Lightroom Classic por meio de um conjunto de scripts. O segundo módulo mede o desempenho do Premiere Pro. O benchmark não tem uma versão gratuita e tem preço principalmente para profissionais.

O segundo benchmark é o Puget Bench da Puget System . Puget Systems é um construtor de estações de trabalho com sede em Washington que desenvolveu seu próprio pacote de referência para ajudar a oferecer suporte a seus clientes. A empresa oferece uma versão paga e uma versão pública gratuita do Puget Bench ; usamos o último.

É importante notar que Procyon e Puget Bench não são testes sintéticos. Para executá-los, você precisa ter os aplicativos Adobe instalados. Ambos os conjuntos de benchmark então executam os aplicativos por meio de um conjunto de testes com script.

Laptops de teste

Os laptops que usados nos testes foram escolhidos para representar uma variedade de CPUs e gráficos discretos e integrados:

  • O Prestige 14 Evo da MSI é equipado com um Core i7-1185G7 de 11ª geração de 4 núcleos com gráficos Iris Xe, 16 GB de memória LPDDR4X / 4267, um SSD PCIe Gen 4 de 512 GB e uma tela FHD de 14 polegadas. Ele pesa 2,7 quilos.
  • O Prestige 14 mais antigo da MSI está equipado com um Core i7-10710U de 10ª geração de 6 núcleos, gráficos GeForce GTX 1650 Max-Q, 16 GB de memória LPDDR3 / 2133, um SSD PCIe 3.0 de 1 TB e uma tela 4K de 14 polegadas. Ele pesa 2,8 libras.
  • O Yoga Slim 7 da Lenovo tem um Ryzen 4800U de 8 núcleos com gráficos Radeon, 16 GB de memória LPDDR4X / 4267, um PCIe 3.0 SSD de 512 GB, um FHD de 14 polegadas e peso por volta de 3,1 libras.
  • O Asus ROG Zephyrus G14 inclui um Ryzen 9 4900HS de 8 núcleos (às vezes mal digitado como ‘4800HS’ nas tabelas a seguir), gráficos GeForce RTX 2060 Max-Q, 16GB de memória DDR4 / 3200, um SSD PCIe 3.0 de 1 TB, um 14 tela FHD de 12 polegadas e pesa 3,6 libras.
  • O Acer Predator Triton 500 com uma CPU Core i7-10750H de 6 núcleos de 10ª geração, gráficos GeForce RTX 2080 Super Max-Q, 32 GB de memória DDR4 / 3200, um SSD PCIe 3.0 de 1 TB e uma tela FHD de 300 Hz de 15,6 polegadas. Ele pesa 4,6 libras.

Esta seleção nos dá uma boa combinação de CPUs AMD e Intel, bem como três níveis de desempenho das placas GeForce da Nvidia. Isso torna um pouco difícil descobrir o que exatamente está impulsionando as alterações de desempenho, mas podemos fazer algumas suposições fundamentadas. Normalmente não colocaríamos um laptop de 4,6 libras com a GPU mais poderosa da Nvidia contra um laptop de 2,7 libras com gráficos integrados, mas neste caso queremos ver exatamente o que você ganha em troca do peso extra.

Também é importante observar que não existe uma ‘resposta certa’ real quando você está tentando determinar o desempenho com base em aplicativos tão vastos quanto o pacote da Adobe. O que você faz no Photoshop, Lightroom ou Premiere pode não ser o que outra pessoa faz nesses aplicativos – e pode produzir resultados diferentes. Os benchmarks nos ajudam a comparar de forma consistente, mas sua milhagem pode variar.

Edição de fotos UL Procyon

O módulo de edição de imagem Procyon acumula os resultados do Photoshop e do Lightroom na mesma pontuação geral. Todo o teste leva cerca de 20 minutos para ser executado.

Os laptops com CPUs AMD são mostrados como um agrupamento de barras vermelhas, acima de um agrupamento de laptops Intel em barras azuis. Alguns laptops têm várias barras para mostrar o desempenho em diferentes configurações da CPU. Em todos os casos, uma barra mais longa indica melhor desempenho.

Olhando os resultados, podemos ver o MSI Prestige 14 Evo e seu Core i7-1185G7 liderando entre os laptops menores e mais leves, superando a geração anterior do MSI Prestige 14 com Core i7-10710U de 10ª geração e GeForce GTX 1650 Max- Q, e o laptop fino e leve Lenovo Yoga Slim 7 com Ryzen 7 4800U.

A outra tendência que vemos no teste de edição de fotos do Procyon é a importância da GPU. Tanto o Asus ROG Zephyrus G14 quanto o Acer Predator Triton 500 provavelmente ganham um ótimo impulso devido a seus gráficos GeForce.

Core i7 vs. Ryzen 4000: Qual CPU é mais rápida no Photoshop, Premiere e Lightroom

O gráfico a seguir é dividido em duas categorias: processamento em lote (barra vermelha), que é executado todo no Lightroom, e retoque de imagem (barra azul), que é executado todo no Photoshop.

O laptop para jogos Acer Predator Triton 500 maior com sua GPU rápida conduz aqui. O laptop Tiger Lake MSI Prestige 14 Evo de 11ª geração tem uma vantagem decente contra o antigo MSI Prestige 14 e o Lenovo Yoga Slim 7, e pode até superar o Ryzen 9 4900HS e GeForce RTX 2060 Max-Q no Asus ROG Zephyrus G14.

Uma coisa que não sabemos é se o SSD PCIe 4.0 no MSI Prestige 14 Evo tem alguma responsabilidade pelo desempenho. Nosso instinto diz que a velocidade da unidade raramente foi um gargalo, mas o armazenamento pode estar ajudando muito o laptop Tiger Lake. IDG

Procyon Premiere Performance

Tarefas Procyon Premiere com exportação de quatro arquivos: dois são H.264 usando a predefinição do YouTube com qualidade de renderização máxima e dois usam H.265 e exportam para um arquivo de resolução UHD 4K, novamente com qualidade de renderização máxima. O arquivo de origem é um vídeo 4K com cor lumétrica e correção de ruído aplicada aos clipes. Outros clipes usam o filtro espiralado, desfoque gaussiano, dissolução cruzada e aplicação de movimento, bem como corte, equilíbrio de cores, desfoque rápido, nitidez.

Se você olhar apenas para este gráfico (que inclui laptops menores usando suas configurações padrão e de resfriamento de desempenho disponíveis), você conhece os laptops com gráficos discretos, com a GeForce RTX 2080 Super do Acer Predator Triton 500 em primeiro e o Asus ROG Zephyrus G14 GeForce RTX 2060 em segundo lugar. Surpreendentemente, a GeForce GTX 1650 não dá ao Prestige MSI 14 a vitória que você esperava. O Tiger Lake de 11ª geração do MSI Prestige 14 Evo com apenas 4 núcleos supera surpreendentemente o Lenovo Yoga Slim 7 com um Ryzen 7 4800U de 8 núcleos dentro dele.

Core i7 vs. Ryzen 4000: Qual é mais rápida no Photoshop, Premiere e Lightroom

Há um pouco mais na história de Procyon. Como dissemos acima, os clipes têm vários filtros de efeitos aplicados e também estão divididos em duas seções. Um é feito para ser acelerado pelos núcleos gráficos – discretos ou integrados, suspeitamos – bem como pelo que parece ser uma codificação de CPU convencional.

Para as codificações de GPU, aqueles com os mais rápidos lideram o caminho. Os laptops com GeForce RTX 2080 Super, GeForce RTX 2060 e GeForce GTX 1650 deslizam em uma sequência 1, 2, 3 limpa. Você pode ver os resultados nas barras roxas e vermelhas abaixo (barras mais curtas são melhores, pois as pontuações indicam quanto tempo levou para codificar os vídeos).

Nas duas exportações com CPU pesada em verde e azul, os dois chips Ryzen de 8 núcleos se saíram muito bem. Olhando para a barra azul para a exportação de H.264, o Ryzen 9 4900HS do Asus ROG Zephyrus 14 cruza a linha de chegada primeiro, seguido de perto pelo Acer Predator Triton 500 com o Core i7-10750H de 6 núcleos e o Lenovo Yoga Slim 7’s 8- núcleo Ryzen 7 4800U. O MSI Prestige 14 Evo’s 4 núcleos e 11ª geração Tiger Lake, e seu predecessor Prestige 14’s 6 núcleos e 10ª geração Comet Lake U, ocupam a retaguarda.

Esse vídeo 1080p é uma execução bastante curta, no entanto. Exportar para o codec H.265 muito mais extenuante em 4K (barra verde) leva nossa codificação de cerca de 10 a 72 minutos. O vencedor surpresa para essa codificação H.265 é o MSI Prestige 14 Evo 4-core 11th Gen Core i7-1185G7, que representa uma vitória sólida sobre ambos os laptops com CPUs Ryzen 4000 de 8 núcleos. Ambas as CPUs de 10ª geração de 14 nm mais antigas vêm por último, mas não muito, o que nos faz pensar que os efeitos visuais baseados em CPU que o Premiere aplica aos vídeos são um fator importante aqui. É também por isso que, francamente, achamos que a CPU Tiger Lake de 11ª geração se sai tão bem.

Conclusão Procyon

Olhando para o Procyon em sua totalidade, fica claro que ter uma GPU rápida com suporte de produtos Adobe ajuda – às vezes muito. Também diríamos que, embora o Ryzen 4000 da AMD possa superar o Tiger Lake de 11ª geração da Intel, ele nem sempre o faz onde você esperava. O Photoshop, que ainda depende amplamente de contagens de threads mais leves e relógios estourados, continua a favorecer Tiger Lake.

Se tivéssemos que declarar um vencedor entre os laptops sem chip gráfico, o daríamos ao Tiger Lake de 11ª geração da Intel. O Ryzen 4000 da AMD tem um desempenho competente, mas sua força continua no desempenho de vários núcleos.

Se estivéssemos comprando um laptop baseado exclusivamente no Procyon, dependeria muito de como o trabalho é dividido. Se o seu trabalho é principalmente dentro de aplicativos da Adobe, Tiger Lake de 11ª geração parece ser o vencedor geral. Se, no entanto, você também executa trabalho multi-threaded, como modelagem 3D, então o Ryzen 4000 de maior contagem de núcleos pode fazer ambos habilmente.

Veja também:

Core i7 vs. Ryzen 4000. Qual CPU é mais rápida no Photoshop, Premiere e Lightroom, Core i7 vs. Ryzen 4000. Qual CPU é mais rápida no Photoshop, Premiere e Lightroom,

Buscador de ofertas de processadores: