A distribuição Linux Ubuntu foi atualizada para a versão 20.04 LTS e traz diversas novidades para seus usuários. Confira o que mudou e como fazer sua instalação! O Linux é um sistema utilizado por diversas pessoas e empresas ao redor do mundo, sendo que ele possui diversas distribuições para atender diferentes necessidades e gostos.

Como testar e instalar o Ubuntu 20.04

Por sua vez, uma distribuição bem famosa acaba sendo o Ubuntu, que conta com uma ótima usabilidade e pode ser indicado até mesmo para pessoas que nunca tiveram uma experiência com o sistema do pinguim.

Quais as principais novidades do Ubuntu 20.04

Ao começar pela parte mais técnica, esta nova versão do Ubuntu conta com o Linux Kernel 5.4, que tem como destaque o suporte a partições no formato exFat e a função “bloqueio do Kernel”, que serve para aplicativos não terem um acesso total a ele. Outra melhoria realizada nele diz respeito a algumas mudanças realizadas em seu algoritmo capazes de diminuir o tempo de inicialização do sistema.

Além dessas mudanças no “motor” do sistema, é claro, o Ubuntu também trouxe novidades para o seu visual. A sua tela de login, por exemplo, agora está com os seus elementos centralizado. Já o seu explorador de arquivos também está um pouco diferente e conta com cores gradientes para certos ícones vistos nele.

Um recurso que agora se faz mais presente no Ubuntu e está mais fácil de ser ativado é o famigerado modo escuro, que é uma ótima opção para quem usa o PC ou notebook a noite ou em um local com pouca iluminação. Agora, para ativá-lo, você precisa apenas abrir as configurações do sistema e ir em “Aparência”.

Já o Gnome, o ambiente gráfico padrão do Ubuntu foi atualizado para a versão 3.36, que está com animações mais rápidas e fluídas. Além disso, o Gnome também ganhou uma bem vinda chavinha para você ativar o modo “não perturbe” mais facilmente para dispensar notificações em momentos inoportunos.