A Microsoft está pronta para deixar o Windows 8 para trás, assim como todos os outros, o fim suporte do Windows 8.1 terminará oficialmente em 2023, com notificações a partir de julho.

Fim do suporte do Windows 8.1 terminará oficialmente em 2023

O Windows 7 foi geralmente bem visto no lançamento em 2009, assim como o Windows 10 em 2015. O Windows 8, o filho do meio desajeitado que tentou grandes mudanças na interface do usuário em 2012, não foi. O Windows 8.1, a última grande atualização do sistema operacional, encerrará oficialmente o suporte no início do próximo ano. E a Microsoft mal pode esperar para falar sobre isso.

Como relata o The Verge , qualquer pessoa que ainda use o Windows 8.1 receberá notificações sobre o fim das atualizações de software no próximo mês. Eles terão até 10 de janeiro para encontrar um novo sistema operacional, ou enfrentar a web sem nenhum backup em termos de atualizações de segurança. Pode ser uma transição complicada: os PCs que ainda executam o Windows 8.1 podem não atender aos requisitos mínimos do Windows 11, como a Microsoft admite totalmente em outro documento de suporte. A empresa ainda está vendendo o Windows 10, que é notavelmente menos exigente com hardware de baixa potência (e não precisa do Trusted Platform Module ), mas que encerrará oficialmente sua vida útil em 2025.

O Windows 8 foi imediatamente rejeitado quando foi lançado, principalmente por causa da saída radical da interface de usuário, que emprestou muito do Windows Phone, enfatizando a funcionalidade da tela sensível ao toque muito antes de a maioria dos usuários estar pronta para adotá-la no PC. A Microsoft estava tentando criar um sistema unificado que integrasse aplicativos convencionais de desktop e aplicativos móveis, mas não funcionou. O Windows 8.1 foi um patch considerável lançado no ano seguinte destinado a resolver alguns desses problemas , notadamente uma tela inicial mais flexível com acesso mais fácil à área de trabalho do Windows mais convencional. Mas até então a opinião pública azedou e uma grande quantidade de usuários resolveu ficar com o Windows 7. O Windows 8 encerrou tecnicamente o suporte em 2016, quando a Microsoft pressionou as pessoas a aplicar a funcionalidade 8.1 e os patches de segurança .

Em fevereiro de 2022, o StatCounter relata que o Windows 8 e o Windows 8.1 representam apenas 4,42% dos usuários mundiais do Windows. O antigo Windows 7, que encerrou o suporte há mais de dois anos , ainda tem quase três vezes mais usuários. Embora não seja um erro tão grande, o Windows 11 está atraindo comparações com o 8, pois os usuários hesitam em atualizar. Atualmente, ele detém pouco mais de 10% da base de usuários… um pouco menos que o Windows 7.