O suporte do Google Drive para computador está com os dias contados, a compatibilidade com o  Windows 8/8.1, o Windows Server 2012 e todas as versões de 32 bits chegará ao fim em agosto de 2023.

Google Drive encerra suporte para Windows

O Google confirmou em sua página oficial de suporte que o aplicativo do Drive para desktop não será mais compatível com o Windows 8, 8.1 e 10 (apenas a versão 32 bits).

Segundo as informações da gigante de buscas, o suporte termina em agosto deste ano, ou seja, em pouco menos de dois meses.

Em agosto de 2023, vamos encerrar a compatibilidade com o Drive para computador no Windows 8/8.1, o Windows Server 2012 e todas as versões de 32 bits. Para evitar a interrupção do serviço, os usuários do Windows precisam fazer upgrade para o Windows 10 (64 bits) ou mais recente antes de agosto de 2023. Os usuários de versões não compatíveis do Windows ainda poderão acessar o Drive em um navegador compatível.

O que muda

  • O aplicativo do Google Drive, assim como no celular, permite sincronizar arquivos salvos na nuvem no PC, bem como fazer o backup de fotos e vídeos usando o Google Fotos.
  • Na prática, quem ainda usa o Windows 8, 8.1 ou 10 (32 bits) não conseguirá mais sincronizar, salvar ou fazer backup dos seus arquivos usando o app do Drive.
  • Uma forma simples de contornar o problema é continuar usando o Drive pelo navegador. Outra opção um pouco mais trabalhosa é migrar, se possível, para o Windows 11, uma versão ainda suportada e mais atual do sistema.

No fim, para os poucos que ainda permanecem no Windows 8.1, vale ainda o alerta de que a própria Microsoft já encerrou o suporte ao sistema em janeiro deste ano. Em fevereiro, o Google também lançou a última versão do Chrome compatível com o SO, ou seja, vale a pena avaliar se não é hora de atualizar ao menos para o Windows 10 64 bits, a versão mais comum do sistema e que ainda conta com atualizações de segurança até 2025.

Drive sem limite de arquivos

Alguns usuários notaram um limite máximo de arquivos que poderiam ser armazenados no Google Drive. A empresa confirmou a mudança, mas voltou atrás e removeu o limite afirmando que encontrará outra solução para melhorar a experiência dos usuários.

O que aconteceu

  • Em 14 de fevereiro, um usuário do Reddit notou algumas notificações sobre “Falha de upload” quando tentava armazenar qualquer arquivo na nuvem;
  • O usuário informou que usou apenas 1,62 TB dos seus 2TB disponíveis, a partir disso começou a especular sobre um limite na quantidade de arquivos do serviço;
  • O limite foi confirmado por um porta-voz do Google Workspace, que informou a capacidade máxima de 5 milhões de arquivos;
  • Outros usuários relataram que mesmo com apenas um milhão de arquivos também estavam com problemas para realizar uploads;
  • Assinantes do Google One de 100 GB ou 20 TB teriam o mesmo limite de arquivos;
  • A mudança significou que alguns assinantes do Google One poderiam estar pagando por uma quantidade de armazenamento maior do que o Drive conseguiria armazenar.

Via: Google