Investir em marketing digital se tornou vital após o início da pandemia, ainda em 2020. Infelizmente, a COVID-19 continua a se espalhar por diversos países.

Melhores redes sociais para crescer no marketing digital em meio a pandemia 2021

Além disso, com o atraso na distribuição das vacinas, o retorno de todas as atividades econômicas está prejudicado. Com milhões de pessoas em casas, a única maneira das empresas se conectarem a elas é por meio das redes sociais.

Se elas já eram importantes em um passado próximo, hoje elas são fundamentais. Afinal, para realizar vendas pela Internet, é necessário estar próximo do cliente. E eles estão nas redes sociais.

O marketing digital no Brasil cresce, sobretudo nessas plataformas. Todas têm o seu valor, e merecem atenção. Entretanto, nos últimos meses, algumas cresceram até mesmo acima do esperado.

São elas:

1 – WhatsApp

É até complicado falar sobre comunicação sem comentar sobre marketing digital no WhatsApp. O aplicativo de mensagens é o mais popular do Brasil, e está presente em quase todos os smartphones

Melhores redes sociais para crescer no marketing digital em meio a pandemia 2021

Com a chegada da pandemia, e o distanciamento social, essa rede social se tornou uma ferramenta de trabalho, sobretudo para pequenos comércios. Afinal, o WhatApp é também uma ferramenta de vendas.

Ao utilizarem a versão para empreendedores, o WhatsApp Business, esses negócios tiveram a oportunidade de criar catálogos, listas de transmissão e muito mais. Além disso, o WhatsApp é excelente para o compartilhamento de conteúdo.

Nesse sentido, é muito importante que as empresas produzam materiais relevantes para seus clientes, como vídeos e e-books. E, por meio dessa plataforma, compartilhem com o máximo de pessoas.

2 – Instagram

Investir no marketing digital no Instagram é, sem dúvidas, a melhor maneira para se conectar ao público jovem. Atualmente, a plataforma oferece diversos atributos, como a criação de vídeos para IGTV, Reels, Stories e muito mais.

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Além, claro, das postagens no feed. Por ser muito simples e oferecer ótima usabilidade, o Instagram tem relevância maior no Brasil do que outras redes sociais, como o Facebook.

Quem deseja explorar o máximo da ferramenta pode ainda realizar a integração com softwares de CRM. Dessa forma, a empresa pode responder os clientes que enviam mensagens por direct e por outros aplicativos usando uma única plataforma.

Outra vantagem é a captação de leads. Com um CRM, essa tarefa é bem mais simples. Afinal, sempre que um cliente enviar uma mensagem por direct, ele é cadastrado automaticamente como novo lead no sistema.

A partir desse momento, todas as interações entre o cliente e a empresa permanecem gravadas. Os gestores podem ainda completar o cartão de lead dessa pessoa, ao incluir dados como e-mail, nome da empresa onde trabalha, telefone de contato, entre outras informações.

Por outro lado, ao ser cadastrado, esse lead é encaminhado diretamente para o funil de vendas. Com isso, a empresa pode acompanhar toda a trajetória dele pela jornada de compra.

3 – LinkedIN

O LinkedIN é a rede social mais indicada para quem deseja se relacionar com clientes B2B. Ou seja, são empresas querendo se conectar com outras empresas. Por isso, as estratégias de marketing digital nessa plataforma devem ser diferentes.

Melhores redes sociais para crescer no marketing digital em meio a pandemia 2021

Com a chegada da pandemia, e com milhões de trabalhadores em home-office, incluindo diretores e CEOs, essa rede social cresceu de importância. Nesse cenário, investir na criação de conteúdo e na promoção de relacionamentos é vital para qualquer estratégia de marketing no LinkedIN.

4 – YouTube

Entre as redes sociais, a que menos se encaixa no perfil tradicional é o Youtube. Contudo, não há dúvidas, ainda mais após a pandemia, de que essa plataforma aproxima as pessoas.

Melhores redes sociais para crescer no marketing digital em meio a pandemia 2021

Para crescer no Youtube, não há segredo. É essencial que a empresa produza conteúdo de qualidade. Ainda mais em um momento como esse, em que opções de lazer como cinema e teatro ainda não estão disponíveis.

Se o Youtube cresce, os negócios precisam acompanhar esse crescimento. Não apenas nele, mas em todas as redes sociais. Investir em marketing digital é trabalhoso, e por vezes tem alto custo. Entretanto, ele é o caminho mais indicado para se aproximar dos clientes, ainda mais em tempos de futuro incerto para os negócios.