Para evitar problemas maiores causados por scripts de terceiros, a Microsoft disponibilizou uma solução para driblar o TPM e o requisito de CPUs. Veja abaixo como realizar o procedimento e instalar o Windows 11 em qualquer PC
A Microsoft atualizou a sua página de suporte, onde foi inserido agora um método oficial para driblar as verificações de TPM 2.0 e CPU. Desta forma, ao seguir as instruções, será possível instalar o Windows 11 em PCs sem suporte ao novo sistema operacional.
Para evitar que os usuários usem scripts de terceiros para driblar a verificação do TPM, a Microsoft decidiu fornecer uma solução oficial para fazer o procedimento. A empresa diz:
Seu dispositivo pode funcionar incorretamente devido a esses problemas de compatibilidade ou outros. Dispositivos que não atendem a esses requisitos do sistema não terão mais garantia de receber atualizações, incluindo, mas não se limitando a atualizações de segurança.
Se você concorda com os riscos citados pela Microsoft, veja o método disponibilizado pela Microsoft para instalar o Windows 11 em computadores que não possuem CPU compatível e/ou o TPM 2.0.
Microsoft revela como instalar o Windows 11 em qualquer PC
O método oficial para driblar o bloqueio da atualização de um computador sem suporte ao Windows 11 consiste em adicionar um valor de Registro chamado “AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU”. Feito isso, basta instalar o Windows 11 normalmente A descrição completa do Registro necessário pode ser vista abaixo.
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMSetupMoSetup]
“AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU”=dword:00000001
Através da utilização deste Registro, o Windows 11 não irá verificar se há um processador compatível ou se há a presença do TPM 2.0. Entretanto, ainda será necessário que o usuário possua o TPM 1.2, algo que provavelmente alguns não terão. Caso isso aconteça, você pode simplesmente ignorar todas as verificações de TPM utilizando este script que exclui o appraiser.dll durante a instalação
Como aplicar o drible (by-pass) recomendado pela Microsoft para a instalação do Windows 11
Para utilizar o método oficial através do bypass “AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU” para instalar o Windows 11 em dispositivos não suportados, a Microsoft recomenda o seguinte passo a passo.
- Leia todas as instruções antes de continuar.
- Visite a página de download do software Windows 11 , selecione “ Criar ferramenta agora” e siga as instruções de instalação para criar uma mídia inicializável ou baixar um ISO.
- No Windows, clique em ‘ Estrela t’, tipo ‘ Editor do Registro ‘ e clique no ícone para iniciar a ferramenta.
- Navegue até a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMSetupMoSetup e crie um novo valor “ REG_DWORD ” denominado “ AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU ” e defina-o como “1”.
Ao terminar o processo, o seu Editor do Registro deverá ficar assim.
Após fazer o passo a passo, basta atualizar o computador para o Windows 11 baixando a ISO do sistema operacional.
Não é uma solução confiável
É importante lembrar que essa solução dada pela Microsoft, embora pareça simples, há riscos envolvidos. Adicionar chaves de registro ou modificar entradas existentes pode resolver no corrompimento de arquivos ou deixar o sistema operacional não inicializável. Desta forma, caso ocorra algum tipo de erro, o usuário terá que reinstalar o Windows.
Veja também: