O que é scareware? conheça o programa malicioso que ‘provoca medo’  um software que tenta causar danos ao PC com ameaça falsa; veja aqui como se proteger de scarewares

Em 30/03/2021  19:05

O que é scareware

Os Scarewares são softwares maliciosos espalhados na Internet, com objetivos muitos parecidos com a maioria dos ciberataques, como o phishing e ransomware. O nome é a união do termo em inglês “scare” (medo) com “software“, provocando ao usuário uma sensação de apreensão de, supostamente, ter um vírus altamente perigoso em seu computador.

Os alertas costumam vir em forma de alguma notificação em seu computador — por pop-ups e avisos que geralmente fazem sons que chamem a atenção. Em geral, esse tipo de notificação avisa que o PC está infectado com algum tipo de vírus. Se, logo em seguida, o alerta oferece uma “solução” para o problema com poucos cliques, pode se tratar de um scareware.

O que é scareware?

O scareware é uma forma de malware que tem como objetivo infectar o computador do usuário assim que ele faz determinada ação, como a tentativa de baixar algum programa ou clicar em algo específico. A tática do scareware, que o diferencia dos demais programas maliciosos, é de assustar a vítima e, com isso, fazer com que ela instale os aplicativos maléficos.

Por exemplo, um pop-up agressivo aparece na tela informando que o computador está infectado com um vírus que, na verdade, não existe. Depois disso, outros banners aparecem, oferecendo um programa que irá, supostamente, destruir esse vírus. Assustado com a possibilidade de ter o computador infectado, o usuário instala esse software que, na verdade, é o programa que fará todo o estrago.

Quais são os riscos do scareware?

Esse tipo de programa falso, oferecido como solução, pode causar alguns riscos ao usuário de diferentes formas. A principal envolve o acesso de terceiros a informações pessoais, como data de nascimento, documentos e senhas. Em algumas situações, caso o pop-up peça para que seja comprado o antivírus, é muito provável que a pessoa ceda suas informações financeiras no processo. Com isso, senhas de banco e cartões de crédito também poderão ser tomadas.

O que é scareware

Além disso, é possível que o software instale no computador malwares que façam uma espécie de “perseguição” às ações do usuário, como o acesso a sites, redes sociais e e-mails trocados. Com isso, o scareware pode levar informações para cibercriminosos ou até espalhar o programa maléfico para outros usuários da rede a partir desse acesso.

Qual a diferença para outros tipos de malware?

O que diferencia o scareware de outros tipos de malware é, principalmente, a abordagem. Uma vez que todos são softwares maliciosos, o objetivo final tende a ser parecido: ter acesso a informações pessoais de um usuário e tirar proveito disso. A diferença, portanto, passa a ser pelo meio de se chegar a esse fim.

O adware, por exemplo, se apresenta a partir de repetidos anúncios para tentar “fisgar” o usuário, e o ransomware, por outro lado, “sequestra” os dados do usuário e o impede de acessá-los. Enquanto isso, o scareware utiliza uma espécie de jogo psicológico, mexendo com a emoção das vítimas para realizar a manipulação.

Como se proteger de scarewares?

Existem algumas formas de se prevenir contra scarewares, principalmente reconhecendo alguns padrões dos ataques. As características mais marcantes desse tipo de software são os pop-ups agressivos, geralmente difíceis de serem fechados e que redirecionam o usuário para algum site suspeito ou começam um download após um único clique.

Ainda assim, vale se atentar a e-mails suspeitos que indicam a realização de uma ação “urgente” e problemas na performance do computador após o download de algum programa. Atente-se para sinais como lentidão, aparição de novos softwares que você não reconhece ou ainda mais anúncios que o normal.

O que fazer se for infectado?

Uma das características do scareware é, também, a dificuldade em desinstalar este software. Por isso, caso seja infectado, o usuário deve desinstalar imediatamente o programa baixado e, se possível, ativar um antivírus legítimo para se livrar do malware. Além disso, vale atualizar os navegadores usados e ativar extensões que bloqueiem pop-ups para evitar o ressurgimento da ameaça.