Opções de programas para edição de vídeo têm aos montes, mas os mais completos têm assinaturas cujo valor pode pesar no bolso de quem está começando. É por essa razão que recorrer alguns dos melhores editores de vídeo gratuitos é o melhor caminho.

Atualizado em 08/05/2020  12:05
melhores-editores-de-video-gratuitos

Para facilitar a sua vida, preparamos uma lista com os 5 melhores editores de vídeo gratuitos, fáceis de serem instalados e que você pode baixar e instalar hoje mesmo. Obviamente, nenhum deles apresenta tantos recursos quanto os de um editor profissional de vídeos, como o Adobe Premiere.

Para facilitar a sua vida, preparamos uma lista com 5 editores de vídeo gratuitos, fáceis de serem instalados e que você pode baixar e instalar hoje mesmo. Obviamente, nenhum deles apresenta tantos recursos quanto os de um editor profissional de vídeos, como o Adobe Premiere.

Todavia, para a maioria dos usuários, a quantidade de ferramentas deve ser mais do que suficiente para a realização das principais tarefas.

1. Avidemux

Para quem está tomando contato com um editor de vídeos pela primeira vez, o Avidemux é uma boa escolha. Ele é perfeito para tarefas simples como as de corte, aplicação de filtros ou codificação de imagens. Compatível com vários tipos de arquivo, a lista inclui os formatos AVI, MPEG, MP4 e ASF.

avidemux

Uma das principais vantagens é que quando o software corta os vídeos não há perda de qualidade. Por fim, é possível salvar arquivos em vários formatos, mas esse menu de configurações é menos intuitivo. Evite utilizá-lo se for editar vídeos muito pesados. Nesse caso, as chances de que ocorram travamentos são grandes.

2. VirtualDub

Para quem busca um editor de vídeos simples, mas poderoso, o VirtualDub é uma alternativa a ser considerada. Ele conta com recursos de compressão de vídeos, cortes, adição de faixas e muito mais. Além disso, consegue lidar ainda com arquivos em lote, algo que nem todos os aplicativos do gênero contemplam.

virutaldub

A lista de recursos, como filtros e ferramentas, também é grande: contraste, brilho, equilíbrio de cores e rotação são alguns deles. Por fim, é possível até mesmo apagar frames individuais. O ponto negativo fica por conta da incompatibilidade com os formatos WMV e FLV (ele trabalha predominantemente com AVI).

3. Wax

Um dos programas de edição de imagem mais flexíveis disponíveis é o Wax. Isso porque a sua interface reúne elementos que o tornam útil não apenas para quem está começando, mas até mesmo para profissionais. Ele conta com muitos filtros e transições do DirectX e pode funcionar até como um plugin de editores como o Windows Movie Maker, Vegas ou Lightworks.

wax

Com o Wax é possível ainda carregar objetos 3D e criar transformações básicas. Ele deixa um pouco a desejar no que se refere à configuração da linha do tempo, uma vez que não há essa opção. A interface simples e acessível é um dos seus pontos fortes.

4.  Canva

Canva é um editor gráfico gratuito que permite criar artes de forma fácil, usando modelos prontos ou criando os próprios layouts. O serviço é útil para criar posts para redes sociais ou para sites, cartões para impressão, materiais gráficos como cartazes, folderes, currículos, entre várias outras opções. O Canva pode ser usado na versão web, direto no navegador, em programas para computadores Windows e macOS e também em aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).

canva

O Canva é uma excelente solução para a criação de peças gráficas para aqueles que não possuem um programa profissional, como Illustrator ou Photoshop. Por ser gratuito e por estar disponível em diferentes plataformas, inclusive no celular, a ferramenta se torna acessível para todas as pessoas.

5. ZS4 Video Editor

Fechando a nossa lista, incluímos aqui outro programa muito interessante, o ZS4 Video Editor. Ao mesmo tempo em que ele é amado por muitos, é também odiado. Vamos primeiro aos pontos positivos: ele permite combinar fotos, arquivos de áudio e vídeos e transformá-los em um novo vídeo com muita facilidade.

ZS4

Alguns recursos disponíveis para edição são tão avançados que é difícil acreditar que eles estejam disponíveis em um editor de vídeo gratuito. Contudo, o ponto negativo fica por conta da interface, que é bastante confusa e nada intuitiva.

Se você dedicar algumas horas para aprender os conceitos básicos, certamente terá em mãos uma ferramenta poderosa.