Quando se trata de software para produção de documentos, há poucas dúvidas de que o Microsoft Office vem como primeira opção. Mas apesar de suas raízes profundas e renomadas, bem como de sua ampla gama de ofertas, o Office não é necessariamente a melhor opção para todos. Com sua lista de recursos, muitos dos quais provavelmente você nunca usará.

Em 31/01/2021  12:25

Alternativa do Microsoft Office

Para a maioria dos usuários, Word, Excel e PowerPoint são tudo o que realmente se deseja. O que nos leva à questão final: o alto preço do Office.
Felizmente, há muitos pacotes de escritório gratuitos, muitos dos quais compatíveis com os documentos do Microsoft Office

Veja abaixo alternativa do Microsoft Office que você pode usar bem como suas características.

Alternativa do Microsoft Office

WPS Office

Alternativa do Microsoft Office

O WPS Office 2016 oferece a experiência mais semelhante ao Office do que qualquer outra alternativa. Todos os fundamentos de produtividade estão aqui com suporte de nuvem integrado, além de alguns extras exclusivos.

WPS Office da Kingsoft oferece a experiência mais semelhante ao Office de todas as suítes. Construído em torno de suas próprias versões do Word, Excel e PowerPoint, oferece excelente compatibilidade com todos os formatos do Microsoft Office e apresenta uma interface personalizável, e pode ser personalizada de acordo com sua preferência para a barra de ferramentas da faixa de opções ou os menus estáticos do Office 2003. É também o único pacote de desktop em nosso resumo que incluiu armazenamento em nuvem integrado para compartilhar e colaborar facilmente em arquivos.

Alternativa do Microsoft Office

Documentos, planilhas e apresentações do Google

Alternativa do Microsoft Office

Com sua compatibilidade com o Office e excelentes recursos de colaboração, o pacote de produtividade do Google é uma ótima opção para guerreiros, equipes e outros que precisam de flexibilidade para trabalhar em qualquer lugar.

Documentos, planilhas e apresentações do Google simplesmente não podem ser superados em colaboração. Seus recursos de revisão de documentos e integração com o Google Drive o tornam nossa solução ideal para qualquer pessoa que precisa rotineiramente ser coautor de documentos com outras pessoas em tempo real. Ele também tem laços estreitos com outros produtos do Google, incluindo, é claro, pesquisa, fornecendo recursos que você não encontrará em nenhum outro pacote de escritório. Sua interface relativamente espartana também é um descanso bem-vindo das barras de ferramentas ocupadas do Office.

Alternativa do Microsoft Office

Libre Office 

Alternativa do Microsoft Office

O Libre Office surgiu quando a comunidade de desenvolvimento do Open Office saltou do barco vários anos atrás e criou seu próprio pacote com o mesmo código. Sem entrar em detalhes sobre o divórcio , basta dizer que o Libre Office se saiu melhor do que seu ancestral, tanto em termos de desenvolvimento quanto de popularidade.

Como o Open Office, o Libre Office inclui seis programas: Write (processamento de texto), Calc (planilhas), Impress (apresentação), Base (gerenciamento de banco de dados), Draw (gráficos vetoriais) e Math (fórmulas matemáticas). É gratuito para uso em desktops Windows, Mac e Linux.

O que procurar em um produtor de documentos gratuito

Ao avaliar as alternativas para o Office, não procure replicar todos os recursos, apenas aqueles de que você mais precisa e usa. Dependendo da sua situação, isso poderia ser cálculos robustos em planilhas e design de apresentação dinâmica ou a capacidade de acessar arquivos de qualquer lugar e compartilhá-los com membros remotos da equipe. No mínimo, tenha estas considerações em mente:

  • Os três grandes: embora o Microsoft Office tenha se expandido ao longo dos anos para incluir programas como Outlook, Access e Publisher, seu carro chefe ainda é seu trio original de programas: Word, Excel e PowerPoint. Isso porque quase todo mundo usa esses três aplicativos, independentemente da natureza de seu trabalho. Para muitos de nós, eles são os únicos três de que precisamos em uma suíte.
  • Compatibilidade do Office:  a maior parte do mundo profissional continuará a usar o Microsoft Office muito depois de você abandonar o navio. Isso significa que você ainda terá que trabalhar com arquivos oficiais do Office. Procure um pacote que possa ler e gravar formatos do Microsoft Office de forma limpa, desde os tipos de arquivo DOCX, XLSX e PPTX atuais até os formatos legados.
  • Interface: a maneira como você acessa os recursos dos documentos é tão importante quanto os próprios recursos. Opiniões polarizadas sobre a barra de ferramentas da faixa de opções do Office ressaltam isso. Certifique-se de que você se sinta confortável com a maneira como uma suíte apresenta suas ferramentas e de que não precisa se aprofundar muito nas ferramentas que usará.
  • Capacidade de colaboração: a ironia de ainda depender de produtores de “Documentos” quando muitos de nós não trabalham mais em escritórios físicos significa que a capacidade de colaborar remotamente com outras pessoas agora é um recurso necessário. Se você não quiser ter que enviar e receber documentos por e-mail para edição – o que pode atrapalhar o controle de versão – você precisará de uma alternativa que inclua suporte em nuvem para compartilhar arquivos facilmente e, idealmente, a capacidade de coautor (ou seja, edições e comentários em um documento) em tempo real.