Como o CRM pode melhorar a produtividade?

Há inúmeras formas de um CRM melhorar a produtividade de uma empresa. Por outro lado, as vantagens dele vão além da automação de certos processos. É preciso dar um passo atrás, e analisar outros fatores que transformam o CRM em uma ferramenta essencial para as empresas que desejam produzir mais e melhor.

Em 10/12/2020  08:12

Como o CRM pode melhorar a produtividade ?

O CRM é um software que auxilia os negócios a gerenciarem as relações deles com o cliente. Por isso, antes de analisar o que esse sistema pode fazer de mais rápido e eficiente, é necessário entender qual é o principal benefício dele para a produtividade. Sem dúvida, oferecer dados precisos sobre o perfil de cada cliente é a maior vantagem do CRM para as empresas. A partir do momento em que elas começam a entender melhor quem consome os produtos e serviços, onde vivem, como é a jornada de compras, em qual estágio do funil de vendas o consumidor se encontra, se torna muito mais simples gerenciar o dia a dia da companhia. Nesses casos, o CRM atua como se fosse um mapa. Em vez de ficar perdida, a empresa tem uma noção completa sobre quando, como e onde seguir para alcançar os objetivos dela.

Como o CRM pode melhorar a produtividade ?

CRM É SINÔNIMO DE SEGMENTAÇÃO

Para entender esse conceito, é possível usar os restaurantes como exemplo. No primeiro, o estabelecimento desconhece os clientes. Assim, a cada momento, um novo consumidor pede um prato diferente. Com tantas opções disponíveis, todo o processo para executar a refeição é demorado.

É preciso selecionar os ingredientes, separar os equipamentos necessários para fazer a receita, preparar o forno na medida certa, entre diversos cuidados antes de levar o prato para o cliente. No segundo estabelecimento, uma rede de fast-food, ocorre o oposto. O menu já é conhecido de todos, e as poucas opções disponíveis não dão muita margem para modificações.

A cozinha, nesses casos, funciona como uma linha industrial, e os funcionários repetem os mesmos procedimentos o dia inteiro. Como resultado, logo após o cliente confirmar o pedido, ele já pode esperar o lanche dele ao lado do caixa.

O exemplo acima serve apenas para mostrar como a segmentação é uma aliada da produtividade. Com o CRM, uma empresa pode separar os clientes de acordo com o perfil de cada um deles, baseado na idade, preferências, regiões onde vivem e muito mais.

essa forma, ao programar o envio de um e-mail marketing, utilizando uma ferramenta de automação, a empresa pode disparar essa mensagem direto para o público-alvo.

Assim, sem a necessidade de interagir com clientes que não sejam o foco de uma determinada comunicação, elas economizam um tempo precioso.

Como o CRM pode melhorar a produtividade ?

COM UM CRM, VENDER É MUITO MAIS FÁCIL

O CRM é um sistema voltado para o relacionamento. Por isso, é também uma ótima plataforma para auxiliar o time de vendas. Em muitas empresas, os vendedores trabalham na rua, e interagem com os leads de várias maneiras.
Essas anotações ficam espalhadas em papeis, planilhas de Excel, aplicativos, entre outras maneiras de computar esses dados. Com o CRM, toda equipe, de maneira remota, pode acessar informações vitais sobre os clientes por meio de um único sistema.

Se uma pessoa entra em contato, por exemplo, pelo WhatsApp, esse número é automaticamente transformado em um lead.

O que poupa um tempo precioso dos vendedores. Além disso, ao terem relatórios atualizados sobre cada lead, esses profissionais têm a oportunidade de executar uma prospecção de vendas com uma qualidade superior.

O CRM TORNA A COMUNICAÇÃO COM OS CLIENTES MUITO MAIS EFICAZ
Hoje, a produtividade também está relacionada como uma empresa interage com os clientes delas. Em um mundo tão conectado, onde nas grandes cidades todos transitam com smartphones no bolso, demorar para responder pode ocasionar prejuízos relevantes.
No Brasil, isso é ainda mais significativo. O país é um dos maiores usuários no mundo do aplicativo de mensagens WhatsApp. Um dos fatores é o baixo consumo de pacote de dados, o que torna o app atrativo para boa parte da população. Além disso, os brasileiros, sobretudo os jovens, preferem se comunicar com a família, os amigos e as empresas pelos meios digitais. Afinal, para eles é muito mais conveniente e rápido do que realizar uma ligação.
Por isso, as empresas que desejam elevar a produtividade do atendimento devem integrar o CRM ao WhatsApp Business, a versão do aplicativo exclusiva para empresas. Ao realizarem essa integração, elas podem usar uma conta no WhatsApp Business com múltiplos usuários. Dessa forma, vários funcionários podem interagir com os clientes por meio de apenas um número. Assim, a empresa garante que sempre haverá uma ou mais pessoas disponíveis para atender as necessidades do seu público.
Outro benefício da integração do CRM com o WhatsApp Business para a produtividade é a possibilidade de se criar mensagens para WhatsApp prontas.

Elas são bastante eficientes, em especial para responder perguntas frequentes ou confirmar algum agendamento, por exemplo. Com isso, um profissional, em vez de perder tempo com esse trabalho repetitivo, pode manter o foco em outras funções mais relevantes para a empresa.

Por Pedro Capistrano Ribeiro
Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing,
design e por ouvir boas histórias.

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