O hábito de recarga do seu smartphone pode determinar o tempo que a bateria funcione corretamente. Veja dicas para aumentar a vida útil e preservar o tempo do celular ligado.

Em 12/05/2020  11:09

Como carregar o smartphone corretamente

Como carregar meu smartphone de forma adequada?

Começamos este artigo informando que não importa o que você faça, a bateria do smartphone vai degradar, não interessa como você usa ou carrega, ela vai degradar. Agora, existem hábitos de descarga e principalmente carga que diminuem ainda mais rápido a vida útil da bateria. Esses hábitos, eu quero que você mude e, espero sinceramente tentar ajudar a prolongar, senão o seu smartphone atual, o próximo.

O que dizem os fabricantes sobre o carregamento dos smartphones?

Você notou que nos últimos anos os carregadores ficaram cada vez mais rápidos. Tem smartphones com 4000 mAh que levam 1:20 ou até menos para completar a carga. Os carregadores hoje têm a preocupação de empurrar carga mais rápido quando a bateria está descarregada. Isso é normal, a ideia aqui é tentar dar o máximo de vida do smartphone para você o mais rápido possível. Quando a bateria atinge cerca de 75 a 80%, o celular pede menos energia para o carregador, a fim de evitar principalmente superaquecimento e ciclos de carga, já falo mais sobre eles no próximo tópico.

Na teoria, esses 80% do total, seriam capazes de suportar um dia inteiro seu de uso, pelo menos é esse o comportamento quando você compra o smartphone. Lembra dele novinho? A bateria não era problema né?

Ciclos de carga importam?

Ciclo é um número utilizado pelas fabricantes de bateria para determinar o quanto elas perdem a vida útil, um ciclo significa uma carga e descarga completa. A bateria, quando nova, tem uma capacidade, depois de certo tempo, essa capacidade começa a diminuir. Através dos ciclos de carga, que as fabricantes tentam determinar quanto ela perdeu de capacidade.

Segundo empresas que produzem baterias, os ciclos completos, aqueles que vão de 100 a 0%, são um dos fatores que contribuem para deteriorar a bateria. Portanto, evitar ciclos é uma forma de prever o desgaste excessivo delas.

Como carregar o aparelho?

Então, se a ideia é não carregar por completo, como que você faz para alimentar o seu smartphone? Aí entram as fabricantes, perguntamos a elas qual a melhor forma de carregar o smartphone.

A ASUS disse que ocorrem mais desgastes fazendo ciclos de 0 a 100%. Quando um telefone atinge 100% e mantém o carregador ligado, ele vai novamente enviar energia assim que a bateria atingir 95%, portanto, o ideal é quando chegar a carga completa, desligar o carregador. Os novos Zenfones a partir do 5, utilizam inteligência artificial para prever essas pequenas cargas e descargas, com base no hábito do usuário o Zenfone vai ajustar a carga conforme os horários do usuário. Basta habilitar nas configurações de bateria o Battery Care.

A Huawei informa para utilizar carregadores da marca, com voltagem estável. Evitar de usar o telefone enquanto estiver carregando, para ele não superaquecer pelo consumo de energia.

A LG informa aos usuários que evite baixar de 20% e acima de 80% como base. Isso ajuda na diminuição mais rápida da vida útil.

A Motorola diferente das outras informa que o usuário pode tanto usar a bateria até o fim, quanto deixar conectado após o carregamento completo. Complementa que cada usuário tem um hábito e vai depender desse hábito a vida útil. Termina com o dizer: para um melhor aproveitamento do smartphone, é válido carregar o aparelho quando ele estiver com a bateria baixa, indo até o 100% de carga.

A Samsung, o site oficial da fabricante tem uma página dedicada, onde informa que os usuários evitem de deixar a bateria ficar abaixo dos 20%.

Posso carregar a noite inteira o smartphone?

A segunda pergunta, que engatilha a primeira, é se eu posso carregar a noite inteira o smartphone. Provavelmente esse seja o seu hábito de carga, era o meu também até ter essas respostas.

A ASUS informa que em seus Zenfones com IA, ao deixar carregando a noite inteira, o telefone vai chegar aos 100% perto da hora que o usuário costuma desconectar o carregador, tentando evitar as micro recargas. Ainda informa que o ideal é não fazer esse método, justamente para evitar perda de vida útil.

A Huawei mantém a ideia de remover da carga assim que completar, e complementa informando para deixar o aparelho entre as faixas de 30 a 70%.

A LG e Motorola informam que seus smartphones atuais contam com sistemas de segurança, que impedem superaquecimento por excesso de carga, e por este motivo não há problemas em manter o carregador ligado a noite inteira. LG ainda complementa que a deterioração seria insignificante em relação à vida útil da bateria.

Preciso descarregar até o fim a bateria?

Descarregar por completo a bateria era um hábito dos antigos celulares, lembro que quando você comprava um telefone a primeira coisa que precisava fazer era, olha você precisa chegar em casa e ligar ele no carregador até ficar 100%, e fazer isso por três vezes.

Ainda bem que esse tempo passou, as baterias de hoje não mais precisam de calibração, apesar de alguns aplicativos ainda tentarem fazer isso. A Motorola informou que não faz diferença você descarregar por completo, porém, as outras fabricantes foram categóricas ao afirmar que evite deixar abaixo dos 20%.

Portanto, se eu fosse você, dono de Motorola, evitaria também.

Posso usar outro carregador?

Posso usar outro carregador? Você aí na sua casa, costuma usar carregador dos seus familiares, né? Usa que a gente sabe, o primeiro que estiver na frente, vai lá e pronto, já era. Pois bem, todas as fabricantes informam que você deve usar o carregador padrão do aparelho. e de fato o ideal é usar o carregador que acompanha o produto, mas por vezes você pode estragar ou perder o carregador, e aí como fica? Minha dica é, no manual do produto, você encontra pela internet, procure pelo carregador, lá é informado a corrente e tensão dele, vulgo amperagem e voltagem. Se você comprar o mesmo que o original, não há problema em utilizar, aliás, quem controla isso é o smartphone. Os carregadores têm capacidades de enviar energia, o smartphone que determina quanto ele consegue aguentar.

Mas, pelo sim pelo não, o melhor é ir pelo original.

Vai guardar o telefone por algum tempo, o que fazer?

Trocou de telefone e vai vender o antigo? Então, você precisa manter bateria nele. Deixar vazio é terrível, pode haver “perda de memória” da bateria ou mesmo ela não identificar carga novamente. Deixar muito cheia também é problema. O correto e indicado pelas fabricantes é manter a bateria com 50%.

Minha bateria já está ruim, o que fazer?

Pode ser que para você já não há mais o que fazer e está de saco cheio de carregar até duas vezes ao dia, não é? Saiba que a sua bateria já não suporta mais e o ideal é trocar ela. Sim, as fabricantes todas têm esse serviço de troca de bateria. É necessário levar até uma assistência técnica autorizada, eles vão orçar o valor para esse reparo. Seu smartphone vai voltar a ter a performance energética de quando era novo.

Como saber um preço justo para esse reparo?

Antes de efetivar a troca da bateria, verifique o preço. É preciso avaliar:

  • Quanto pagou pelo telefone?
  • Quanto tempo faz?
  • Qual preço médio de um modelo igual, novo e usado?

Lembra do valor que pagou quando era novo? O valor do reparo precisa ser uma fração deste valor. Telefones mais caros, com valores originais acima dos 2000 reais, certamente se o telefone tem menos de dois anos, ainda vale a pena fazer o reparo.

Verifique o preço atual, se o valor médio do aparelho usado estiver menor que o dobro do custo do reparo, ou seja, se duas vezes o valor do reparo for maior que o preço médio do produto, talvez seja melhor reconsiderar esse reparo e partir para adquirir um produto novo.

Não posso carregar durante o dia, e meu hábito é manter ele espetado a noite, o que fazer?

Sim, nem todas as pessoas podem carregar o aparelho no trabalho, justamente por não estar em um escritório ou ficar em locomoção constante, para quem não tem condições de mudar o hábito de carga noturna, fique tranquilo, carregue seu smartphone a noite. Afinal, ele foi feito para usar, certamente a bateria terá desgaste maior em menos tempo. Você que pode, tente mudar de hábito, comece a carregar o produto em horários em que consiga controlar a carga.

Via: Oficina da Net