Saiba melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa.
Com internet chegando cada vez em mais  residências, consequentemente o Wi-Fi se torna o meio de conexão mais popular do mundo.
Principalmente para os que utilizam aparelhos móveis, com os diversos aplicativos existentes, a comunicação via internet fica cada vez mais popular.

No entanto, problemas com à conexão sem fio se tornam cada vez mais comuns, prejudicando a navegação.

O sinal do WIFI chega em  todos os cômodos da sua residência?
Confira aqui algumas dicas bastante úteis para melhorar a qualidade da sua rede doméstica.

Saiba melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa

1. Sempre mantenha todos seus aparelhos atualizados.

Procure manter seus dispositivos sempre atualizados, garantindo assim um sinal de qualidade e confiabilidade na transmissão do pacotes de dados.

Pois todas as operadoras sempre estão atualizando seus modens , ele é responsável por fornecer o sinal do Wi-Fi, portanto, esse é um dos motivos para você manter seu aparelhos sempre atualizados.

No momento existem quatro tipos de  padrões IEEE 802.11 para redes sem fio: A, B, G e N. Os padrões A e G conseguem transmitir informações em até 54 Mbps.
Já o padrão B transfere dados com até 11 Mbps de velocidade.
O padrão mais moderno e rápido é o formato N, que consegue transmitir e receber dados em até 600 Mbps.

Para conseguir atingir as maiores velocidades de conexão você precisa obter um roteador compatível com o padrão N e uma placa de rede em seu computador que suporte este formato.

Placas desatualizadas podem ser substituídas facilmente e com um valor bem acessível.
No entanto, os roteadores precisam ser substituídos por modelos mais novos.

2. Escolha um local adequado para o seu roteador

Talvez você tenha instalado a rede de internet sem fio em sua casa há algum tempo.
Ela pode ter ficado em um local isolado, distante dos dispositivos que utilizam sua conexão.
Por isso, é preciso analisar qual é o melhor lugar da sua casa para colocar o roteador, que funciona com ondas, como as de rádio ou as do seu celular.
Sendo assim, qualquer obstáculo no meio do caminho pode interferir na sua cobertura.
A melhor estratégia é colocar o roteador em um lugar alto, pois assim o sinal se expande para baixo e para os lados e ele fica livre de objetos ao redor.
Visto que o sinal se espalha por todas as direções, o mais indicado é colocá-lo no centro do cômodo.
Outro ponto importante é instalá-lo no cômodo da casa onde mais irá utilizá-lo.
Vale lembrar que telefones sem fio e microondas podem interferir no sinal.
Por isso, o ideal é manter o roteador bem distante desses itens.

Saiba melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa

3. Cuidado com os ladrões de sinal

Mesmo que você já possua uma senha cadastrada em sua rede sem fio, pode ser que ela tenha sido descoberta e algum vizinho oportunista esteja utilizando sua conexão, o que certamente a deixará mais lenta.
Uma das melhores maneiras de se proteger é optar por um padrão de segurança mais avançado, como o WPA.
Assim como qualquer senha, ela precisa ser de difícil acesso, sempre misturando números e letras.

Há ainda uma outra medida, mais radical, para limitar quem tem acesso ao seu roteador.
Isso pode ser feito pelo endereço MAC da placa de rede.

Funciona da seguinte maneira: o acesso ao equipamento fica completamente bloqueado, a não ser para o código MAC que foi liberado.

4. Mude o canal de conexão.

Muitas pessoas possuem conexão de internet sem fio atualmente, e com certeza sua rede está funcionando no mesmo canal que a de alguns dos seus vizinhos. Isso é ainda mais comum se você mora em um prédio. Para melhorar a cobertura do seu Wi-Fi e para que ele tenha menos interferência, você pode fazer algo bem simples: escolher o canal que está mais livre.

Um dos softwares mais usados para verificar qual o melhor canal para conexão é o WiFi Analyzer, para Android. Há também o WiFi Stumbler como excelente alternativa. Ambos oferecem gráficos para ver qual canal está utilizando cada roteador, para então recomendar os melhores. Para alterar o roteador de canal, você pode entrar em contato com a empresa fornecedora do roteador ou verificar as informações no manual de instruções.

5. Instale um repetidor para aumentar o alcance do sinal

É possível que algumas das dicas acima ainda não tenham solucionado o problema de alcance de sinal.
Se você mora em uma casa com vários pisos e paredes muito grossas, é possível que o alcance do Wi-Fi esteja bastante prejudicado.
Uma forma de solucionar isso é por meio de repetidores de sinal.
Como primeira opção, há os repetidores de Wi-Fi que se conectam ao roteador através de um cabo Ethernet e reenviam o sinal a dispositivos mais remotos.
Esses repetidores devem estar sempre conectados por cabo ao roteador, o que pode gerar inconveniência. Se isso for um problema, há outra opção:
você pode utilizar os dispositivos PLC, ligados ao cabeamento da rede elétrica.

6. Fique atento aos aplicativos que sequestram sua banda

Jogos online, streaming de vídeo, programas de download e outras atividades que exigem conexão constante podem comprometer muito o sinal de sua rede Wi-Fi.
Se em sua casa há várias pessoas que compartilham a mesma rede, é possível que algum aparelho esteja consumindo a maior parte da banda, limitando o uso da rede em outros computadores.

7. Reinicie seu roteador com frequência

Muitas vezes, o roteador pode travar por causa do aquecimento.
Por isso, reiniciá-lo manualmente com frequência é bastante recomendado.
Uma das sugestões é mantê-lo desligado durante períodos que ninguém costuma acessar a internet, como quando você estiver dormindo, por exemplo.
Isso poderá melhorar a transmissão de sinal de seu roteador assim que você ligá-lo novamente, além de garantir maior vida útil ao seu equipamento.

8. Reinstale um novo firmware no roteador

Esta pode ser uma alternativa um pouco mais complexa, mas que pode funcionar.
O firmware é comparado a um sistema operacional do equipamento, que controla todas as suas funções.
Existe uma configuração que normalmente resolve muitos empecilhos relacionados ao sinal do Wi-Fi, que é o aumento da potência das antenas.

Infelizmente, poucos roteadores trazem essa opção de fábrica, visto que ela pode danificar a máquina, Mas se você já tentou diversas alternativas e não obteve sucesso, por que não tentar essa opção?

Existem firmwares modificados que podem alterar seu equipamento antigo e transformá-lo em uma central com diversos recursos, entre eles a possibilidade de amplificar o poder das antenas e outras modificações.

Os mais conhecidos são o DD-WRT e o Open WRT. Mesmo que a instalação desses sistemas seja um pouco complicada, no final do processo você notará que vale a pena.

É importante destacar que algumas sugestões dependem muito do modelo e da marca de seu roteador. Os dispositivos que se conectam na rede Wi-Fi também exercem grande importância na qualidade de navegação.

Por isso, é sempre aconselhado que seu computador, tablet ou smartphone esteja atualizado e livre de malwares.