Evite que o Windows Defender consuma muito CPU no Windows 10, os antivírus são uma parte essencial dos sistemas operativos, garantem a segurança e a proteção dos utilizadores e dos seus dados.

Em 02/10/2019  15:07

windows-defender-consumindo-muito-cpu-no-windows-10

O Windows Defender tem conseguido manter uma boa reputação, sendo agora a proteção mais usada no Windows 10.

Mas, como qualquer outro software deste tipo, consome muitos recursos para se manter ativo. A Microsoft dá aos utilizadores a possibilidade de controlar para que não consuma demasiado CPU. Não é uma opção acessível, mas qualquer um pode alterar.

Se durante muitos anos as soluções de segurança da Microsoft não eram completas e confiáveis, isto mudou com o Windows 10. O Windows Defender é hoje uma referência e garante a segurança dos utilizadores.

Impedir que o Windows Defender consuma demasiado CPU

Está agora integrado com o Windows 10 e permite que este interaja de forma muito mais eficiente com todos os elementos. Da mesma forma, garante proteção em tempo real, tanto no acesso à Internet como nos ficheiros locais.

windows-defender-consumindo-muito-cpu-no-windows-10

É também sabido que o Windows Defender e outros antivírus consumem recursos de forma permanente. Procuram adaptar-se, mas ainda assim existem momentos em que é fácil de detetar a sua presença.

Trazer recursos de volta ao Windows 10

A Microsoft tem, no entanto, uma opção pouco conhecida e que permite limitar os consumos de CPU. Com um simples comando na PowerShell alteram completamente este comportamento. Comecem então por abrir uma janela da PoweShell com permissões de administrador.

windows-defender-consumindo-muito-cpu-no-windows-10

Aí dento só precisam de executar o seguinte comando: Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 50. O valor numérico representa a percentagem de CPU máximo a ser usado. Pode ir desde 1 até 100. Caso coloquem o valor zero, este assume os 100%.

Uma opção a ter em conta na gestão do seu PC

É desta forma simples que podem controlar os consumos de CPU do Windows Defender no Windows 10. Se precisam de mais recursos disponíveis, então esta é uma forma simples de o conseguirem. Basta um comando e impedem que o Windows Defender consuma demasiado CPU no Windows 10.